Certidão de nascimento

certidao-nascimento-1Entenda o que é uma certidão de nascimento e como funciona o processo para solicitar uma certidão de nascimento. Tudo que precisa saber sobre certidão de nascimento você encontra aqui.

Entenda o que é uma certidão de nascimento, trata-se de um documento de acessibilidade pública que representa fielmente, o que esta lavrado nos livros de registro do cartório. Sendo assim, a certidão de nascimento é um documento que representa o registro de nascimento de uma pessoa física.

Existem dois tipos de certidão de nascimento, certidão de nascimento de breve relato e certidão de nascimento de inteiro teor, que pode ser conhecida também como certidão verbo ad verbum.

Certidão de nascimento de breve relato é uma certidão que contém os principais dados registrados. Exemplo de dados que contém na certidão de nascimento:

- Nome Completo
- Data de nascimento
- Nome completo do pai
- Nome completo da mãe
- Endereço e local de nascimento

Certidão de casamento de inteiro teor é uma certidão que contém integralmente todos os dados de registro. Exemplo de dados que contém na certidão de inteiro teor:

Possui todos as informações da certidão de nascimento de breve relato, com adição de mais algumas informações como por exemplo:
- Horário de nascimento
- Local de nascimento
- Nome da maternidade
- Nome das testemunhas de nascimento
Entre outros.

Conforme a declaração universal dos direitos da criança que foi devidamente aprovada no ano de 1959 pela ONU (Organização das nações unidas).

Afirma que toda a criança tem o direito a um nome de nascimento, e no brasil o direito não é diferente, o processo é simples e fácil para ser feito o registro de nascimento.

E processo é simples, e vamos descrever de forma sucinta como é que funciona o processo de para se fazer o registro de uma criança.

certidao-nascimento-2

Assim que ocorre o nascimento o hospital ou maternidade, fornece um documento denominado DNV que é a Declaração de Nascido Vivo. Que com essa informação e seus dados em mão é possível fazer o registro de nascimento de uma criança.

É muito comum que você tenha perdido ou ocorra um problema com a certidão de seu nascimento, mas para resolver esse problema é bem simples. Basta fazer a solicitação de  segunda via da certidão de nascimento, que deve ser feita em seu cartório, para que seja emitida uma certidão de nascimento.

Vale ressaltar que certidão de nascimento é o nosso documento primário, nosso primeiro documento aonde constam informações sobre o nosso registro, e consequentemente o nosso nome.

A certidão de nascimento é muito importante

A certidão de nascimento é utilizada para retirar diversos documentos, como por exemplo, no brasil o RG, que é o registro geral, com isso é possível retirar todos os documentos que precisamos como CPF, passaporte, entre outros documentos.

No brasil, atualmente existem diversas formas de conseguir a segunda via de sua certidão de nascimento. Podem ser feito por diversos órgãos.

Não perca tempo é confira mais informações de como fazer para conseguir a segunda via de sua certidão de nascimento.

E para evitar maiores problemas evite deixar a certidão de nascimento, assim como outros documentos em locais que não possam ocorrer algum dano.

Tags: ,