Quem não deseja ter um emprego estável, com um salário regular, e a segurança que um concurso público apresentar? O trabalho em cartório inclui todas as vantagens de um trabalho obtido por meio de concurso, aliado às vantagens dos benefícios da atividade cartorial.
Contando com uma média de mais de treze mil cartórios espalhados em todo o território brasileiro, a atividade cartorial é realizada por meio de concurso público. O ponto mais alto de vagas está na figura do tabelião. Entretanto, mais de quatro mil cartórios ainda contam com profissionais que possuem nomeação por indicação ou herança.
Isso significa que a atividade pode ser por vaga ou remoção, que ocorre quando um dos funcionários falece, se aposenta ou abre mão do cargo. A partir daí é possível avaliar que a vaga está disponível para ser encaixada também no seletivo a ser realizado.
A escolha por optar em realizar um concurso é pela atividade cartorial ser considerada uma das que mais possui investimento no Brasil, já que conta com uma média de arrecadação anual em R$ 12 bilhões de reais. Além disso, é possível avaliar que uma pessoa ao trabalhar no cartório conta com os benefícios já que, apesar de ser estatal, o cartório realiza serviços de caráter privado.
Quais os requisitos para participar de um concurso para cartório?
Uma pessoa que deseja realizar concurso para cartório precisa ter alguns pré-requisitos, além de ter passado no concurso e na prova de títulos.
Em vagas de ensino superior é necessário:
a) ser bacharel em Direto;
b) ter nacionalidade brasileira;
c) possuir comprovante de quitação eleitoral e exercício militar;
d) apresentar atestado de boa conduta.
Para vagas de ensino médio, também é preciso apresentar os comprovantes de escolaridade, como o diploma de Ensino Médio completo ou Fundamental, a depender da vaga que será concorrida.