Buscar o Cartório

O que é ANOREG?

A Associação dos Notários e Registradores (ANOREG) é uma associação, que não possui fins lucrativos, e que tem como objetivo congregar a classe de tabeliães e oficiais de registro de cada região do país, ou seja, é possível encontrar uma Anoreg em quase todas as cidades brasileiras.

Dentre as principais funções da Associação estão o ato de representar e defender os interesses dos notários e registradores; ser utilizada como um canal de comunicação entre esses profissionais; e estreitar os laços da classe com a comunidade, de maneira a realizar uma prestação de serviço com maior qualidade, a partir da agilidade e segurança do contato entre público e servidor.

As Associações regionais realizam convênios com diferentes órgãos, a fim de estabelecer o vínculo entre classe e outras instituições. Um desses convênios realizados foi feito entre a Anoreg do Distrito Federal e o Governo do Distrito Federal. A ação realizada por ambos trouxe à população de baixa renda, de acordo com o portal eletrônico da Anoreg/DF, o acesso à cidadania e também à regularidade de sua propriedade imobiliária, reduzindo os custos dos serviços em mais de 90%.

Assim, é possível perceber que estas associações surgem para trazer uma desburocratização do ambiente notarial e de registro, além de modernizá-lo. Com a Anoreg é possível ter acesso ao incentivo (por meio dos convênios já citados) à total integração digital, por meio dos documentos eletrônicos, além de outros benefícios que são obtidos a partir da relação criada entre comunidade e servidor notarial.

As associações são regidas pelo Código Civil brasileiro, bem como pelas demais disposições legais aplicáveis e pelo Estatuto, a fim de trazer uma melhor ordem ao ambiente e também estabelecer uma relação de segurança com o próprio notário ou oficial que faz parte da Associação dos Notários e Registradores.

Share This