Poucas pessoas sabem que o serviço cartorário inclui funcionários que são provenientes de concurso público. Considerada uma das carreiras mais promissoras dentro do Brasil, o concurso público garante uma segurança muito maior do que os demais empregos. Além disso, dentro da atividade se inclui os benefícios obtidos com a atividade realizada nos tabelionatos. Mas como identificar as etapas que movimentam um concurso público?
O que torna o cartório um dos locais mais vantajosos para a construção de carreira em ambiente público é porque, ainda que possua caráter estatal, o cartório realiza atividades de caráter privado. Essas ações são realizadas na figura do tabelião, o profissional considerado o cargo mais alto dentro da hierarquia.
Mas, afinal, em que eu posso concorrer para trabalhar no cartório?
- Tabelião, que precisa ser um profissional do Direito, dotado de fé pública.
Além dele, também é possível realizar concurso para vagas de ensino fundamental e médio. Para isso é preciso incluir outros requisitos, tais como:
- Atestado de boa conduta;
- Comprovação de quitação com exercício eleitoral e militar.
Também podem ser avaliadas outras questões, que variam de acordo com o estado em que é realizado o seletivo.
Quais as etapas presentes no concurso para cartório?
Assim como ocorre nos demais concursos públicos, um concurso para cartório inclui diversas etapas, que podem variar de acordo com a instituição que está responsável por realizar o serviço. Abaixo fizemos uma lista com as principais etapas pela qual o interessado em trabalhar no cartório deve passar. Confira:
- Prova objetiva;
- Prova escrita e prática;
- Prova oral;
- Exame de títulos;
- Comprovação de outorga de grau.
Além dessas fases muito comuns em outros seletivos, o indivíduo também deve passar por uma avaliação de boa conduta e realizar a apresentação de documento que compre condição físicas e psicológicas de realizar o serviço, tendo em vista que para a atividade cartorial é necessário que a pessoa apresente estado de integridade.