O processo M&A nada mais é do que quando empresas tomam a decisão de vender, comprar ou até mesmo realizar uma fusão entre elas. O termo M&A significa Fusão e Aquisição e os empresários que resolvem tomar essa decisão para o seu negócio precisam saber que para realizar este procedimento é necessário haver um estudo aprofundado e seguir uma série de passos sempre com foco na realidade.
Como construir um M&A de sucesso
Aqui você verá como construir um M&A de sucesso juntamente com os passos importantes para fazer uma fusão ou aquisição para potencialização dos negócios e de todas as partes.
Geralmente quem realiza a venda de uma empresa, é necessário a garantia de que os bens estejam assegurados.
Já para quem compra uma empresa, é preciso pesquisar e estudar bastante a respeito da decisão que está sendo tomada, para não correr riscos de fechar um negócio e ele não vir a dar certo depois da compra.
Atualmente, esse processo é realizado como uma estratégia de mercado. Existem diversos motivos para que empresas desejem comprar outros negócios ou se fazer parcerias em formatos de sociedade e fusão no intuito de se obter maior crescimento, por isso, abaixo você irá saber um pouco mais sobre os processos e documentos que precisam ser reservados para cada fase, pois somente assim você conseguirá ter um processo de M&A de sucesso.
Quais tipos de M&A existem?
O processo de M&A não é uma coisa rara, frequentemente ouvimos falar de empresas que realizaram essa operação, porém nem sempre sabemos o real motivo por trás disso.
Veja algumas das alternativas que podem ser utilizadas para empresas:
- Fusão: é quando 2 empresas distintas se unem para formar outro negócio e dessa forma, as 2 empresas iniciais deixam de existir;
- Incorporação: é quando uma empresa recebe em parte ou em totalidade o patrimônio de outra empresa e quando isso acontece, ou a empresa que doou seus bens deixa de existir ou fica sendo controlada pela empresa inicial;
- Cisão Parcial: é quando uma empresa doa uma parte do seu capital social para criar ou compor um outro negócio empresarial;
- Cisão Total: é quando uma empresa se divide em outras 2 distintas da primeira, ou seja, a inicial deixa de existir.
A outra opção que pode ser utilizada é a aquisição, como já diz o nome, esse processo é utilizado quando aplicado em parte ou totalidade de um negócio por outro e isso pode ocorrer por vários motivos, como: busca de novos sócios estratégicos, concorrência, diversificar mais o produto, entre outros, afinal, há diversas razões para que as empresas tenham interesse na operação de M&A.
Etapas e documentos necessários para um M&A de sucesso
Existem 2 principais motivos para que os empresários corram atrás de um processo de M&A, que são elas: tornar o trabalho melhor do que já é, ou trazer para o ambiente comercial e empresarial algo novo, um novo modelo de negócio.
O M&A pode ser recorrido por 2 tipos de pessoas: o comprador ou o vendedor. Geralmente, o comprador tem interesse nesse processo para:
- Poder diversificar o seu negócio,
- Diminuir a concorrência,
- Aumentar a sua participação no mercado, entre outros tópicos.
Já o vendedor, seu intuito muitas das vezes é:
- Obter maior crescimento,
- Financiar operações,
- Buscar liquidez, entre outros.
Mesmo que sejam motivos distintos, as etapas do processo são bem parecidas e os documentos não são muito diferentes.
1 – Estudo para realização do M&A de sucesso
Essa primeira fase não pode ser realizada de qualquer jeito, ela define como será o andamento de todo o negócio. Nessa hora se inicia a procura, tanto da parte do comprador como do vendedor.
Para isso, é preciso confeccionar um documento que se chama Teaser, ele é essencial para a divulgação do investimento em questão. Nesse documento deve conter as informações de forma reduzida sempre preservando a empresa.
Quando a partir deste documento se existe a vontade de saber mais informações a respeito, a empresa que possui o interesse precisa escrever uma carta de intenção na qual irá demonstrar que deseja ir para a próxima etapa.
Após isso, outro documento muito importante surge que é o acordo de confidencialidade, ele é essencial para que a empresa que tem interesse no negócio anunciado não divulgue informações confidenciais do negócio do vendedor.
Esses são os principais documentos necessários para que se inicie a trajetória no processo de fusão e aquisição.
2 – Preparação para realização do M&A de sucesso
Após o acordo de confidencialidade ser assinado, aí sim as negociações são iniciadas. Depois disso, é necessário realizar um Valuation, que é onde o valor da transação é definido.
Após as 2 partes entrarem de comum acordo quanto ao valor, partem para outra fase muito importante que também define o sucesso do negócio, que é o Due Deligence.
Com esse processo, a equipe do comprador tem informações valiosas e completas quanto ao negócio e consegue se estruturar melhor na operação. Após tudo isso, é hora de formalizar o processo. O próximo documento é um memorando de entendimentos, que é onde se deixam claro todos os pontos já combinados e os prazos de ambas as partes.
3 – Contrato para realização do M&A de sucesso
Depois de todas as questões anteriores já estarem claras para ambas a partes e todo mundo estiver de acordo, é hora de elaborar o contrato definitivo.
Esse é um dos principais documentos necessários para um M&A de sucesso e nele precisa possuir todos os direitos e deveres tanto do vendedor quanto do comprador.
4 – Acordos de sociedade para realização do M&A de sucesso
É preciso que haja uma reorganização societária quando a compra não é concluída em porcentagem total pela empresa. Esse processo é considerado uma etapa do M&A.
Esse procedimento acontece para que todas as regras estejam devidamente claras para todos os indivíduos.
5 – CADE para realização do M&A de sucesso
No caso de haver um M&A em grandes empresas, o procedimento deve passar pelo CADE, que é Conselho Administrativo de Defesa Econômica para que haja uma análise verificando se existe concentração econômica para que não exista a formação de monopólio.
6 – Fechamento para realização do M&A de sucesso
O fechamento acontece quando o contrato é assinado pelas duas partes. Nessa hora, além do contrato é preciso os seguintes documentos:
- Documento com a assinatura dos atuais administradores renunciando a sua empresa ou parte dela;
- Documento do fechamento do preço especificado;
- Comprovante do pagamento realizado conforme descrito no contrato;
- Emissão das certidões negativas da marca;
- E as novas participações na empresa precisam ser apontadas no livro de registros.
7 – Pós fechamento para realização do M&A de sucesso
Após tudo ser finalizado, as questões finais a serem formalizadas são:
- Alterações no CNPJ, FGTS e INSS, e entrega do PPA.
Depois de todos esses requisitos, você estará pronto para ter sucesso!