As atividades no cartório são de extrema importância para os cidadãos, já que é a partir dele que temos acesso a diversos documentos necessários para a vida civil – registro de nascimento, de casamento, separação, propriedade de imóvel, etc.- e que, portanto, tornam a atividade cartorial uma das mais importantes atividades.
Dentro das atividades realizadas dentro de um Cartório, seja ele de Registro Civil, Imóvel, dentre outros, podemos encontrar profissionais que atuam em diferentes funções, a fim de manter a ordem do local e também de prestar um serviço de qualidade para os clientes, com agilidade e rapidez na entrega dos serviços eu serão realizados pela equipe.
O que faz o contínuo de cartório
Contando com oficial, suboficial, auxiliar administrativo, auxiliar de cartório, escrevente, e outros, podemos destacar o profissional contínuo de cartório que, apesar de pouco conhecido, é de essencial para o bom desempenho dos cartórios. O Contínuo de Cartório é um profissional que possui como principais funções a realização, no dia a dia de trabalho, da entrega de documentos, mensagens e pequenos volumes em unidades do próprio cartório.
Além disso, o profissional da área também realiza atividades como a organização e solicitação de assinaturas em protocolo (com o objetivo de comprovar que a execução dos serviços foi feita em sua totalidade). Também realiza a execução de serviços externos e efetuando pequenas compras e pagamentos de contas, de acordo com a necessidade do cartório em que trabalha.
Outras funções
Outras atividades também são de responsabilidade do contínuo de cartório, como a execução de serviços simples dentro do próprio cartório, como
- Arquivamento de documentos;
- Cópias de documentos;
- Atendendo telefone;
- Anotando recados;
Também realiza outras ações necessárias, que auxiliarão no andamento dos serviços administrativos do cartório.
Ademais, o contínuo encaminhará as atividades que são realizadas no próprio cartório, como o atendimento aos clientes e orientação para os serviços que serão fornecidos. Deste modo, o profissional executa pagamentos, serviços com outros cartórios, compra e busca de materiais, tudo conforme a demanda apresentada. Os contínuo também são profissionais que podem atuar em empresas privadas e órgãos públicos
Com atuação na área administrativa, o contínuo de um cartório possui uma carga horária de trabalho, em média, de 40 horas semanais. A escolaridade mínima já pedida para a vaga foi o Ensino Fundamental Completo, com média salarial de R$ 1.000,00. Para trabalhar na área é necessário que o interessado realize concurso público e atenda às qualificações pedidas.