Cartório em Salvador – Bahia – Civil

1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais é um cartório que atua desde 02/01/1877 na cidade de Salvador - BA sob o número de registro no CNJ 00.725-2 com atribuições notariais de Civil.

O responsável pelo cartório é Luciana Vila Martha de acordo com atualização cadastral para o ano de 2025 no CNJ - Conselho Nacional de Justiça.

Para entrar em contato com o cartório ligue para (71) 3052-5310, ou, compareça presencialmente na Rua Miguel Calmon, 506, Ed. Ouro Preto - Salvador - BA.

Esse cartório não possui regime especial de atendimento aos sábados.

Se você precisa de certidões ou documentos em geral do 1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais você pode solicitar online aqui e receber em casa.

Dados do Cartório

  • Código (CNS): 72.52-2
  • Sequencial da serventia (SEQ): 10411
  • Nome: 1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais
  • CNPJ: 28.78.941/8000-14
  • Instalação: 02/01/1877
  • Última Alteração: 09/07/2024

Atribuições

  • Serviços: Civil
  • Nível: Cartório de Especial Entrância

Responsáveis

  • Titular: Luciana Vila Martha
  • Substituto: Regivalter Silva Souza
  • Situação jurídica do responsável: Provido

Contato

  • Telefone: (71) 3052-5310
  • Email: contato@1registrocivilssa.com.br
  • Site: http://www.tjba.jus.br

Serviços Online

Atendimento

  • Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.
  • Esse cartório não abre de sábado.

Localização

  • Endereço: Rua Miguel Calmon, 506, Ed. Ouro Preto
  • Complemento: 9º Andar
  • Bairro: Comércio
  • Cidade: Salvador
  • Sub-Distrito: Conceição da Praia
  • Estado: BA

Como chegar ao 1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais

Certidões e serviços prestados

Registro Civil

  • Solicitação de casamento civil gratuito: Solicitação de casamento gratuito de forma comunitária ou não.
  • Emancipação: Assento que antecipa capacidade civil em hipóteses legais; permite prática de atos da vida civil com autonomia.
  • Registro de casamento civil: Formaliza a união com efeitos pessoais e patrimoniais; define regime de bens e produz segurança jurídica ao casal.
  • Averbação de divórcio: Atualiza o assento de casamento para refletir o estado civil; evita inconsistências e dúvidas futuras.
  • Certidão de existência de testamento: Consulta a registros próprios para verificar eventual disposição de última vontade; orienta procedimentos sucessórios.
  • Casamento homoafetivo: Simplifica formalização e consolida direitos da união de casais do mesmo sexo.
  • Reconhecimento de paternidade ou maternidade: Inclui filiação no assento, voluntária ou judicialmente; garante direitos da criança e do genitor.
  • Certidão de nascimento: Via que comprova o assento de nascimento; indispensável para escola, saúde, benefícios e identificação.
  • Certidão de casamento: Documento que prova a celebração; usado em partilhas, pensões e alterações cadastrais diversas.
  • Segunda via de certidões: Emite cópias atualizadas de registros; úteis para instruir processos e comprovar situações jurídicas.
  • Averbação de adoção: Atualiza filiação e novo nome quando aplicável; protege sigilo e assegura plenos efeitos da adoção.
  • Certidão de óbito: Comprova a morte para órgãos e instituições; exigida em inúmeros procedimentos administrativos e judiciais.
  • Registro tardio de nascimento: Regulariza situação de pessoas sem assento; integra cidadãos ao sistema de direitos e garantias.
  • Certidão de inteiro teor: Transcrição completa do assento; útil para processos específicos e análises detalhadas.
  • Lavratura de guarda ou tutela: Registra decisões sobre responsabilidade de menores; assegura proteção legal e acesso a benefícios.
  • Conversão de união estável em casamento: Transforma união reconhecida em casamento civil; simplifica formalização e consolida direitos.
  • Mudança de nome e gênero: Procedimento administrativo previsto em lei; promove dignidade e adequação da identidade civil.
  • Registro de nascimento: Ato fundamental que confere personalidade civil; assegura cidadania, direitos sociais e acesso a documentos e serviços públicos.
  • Registro de óbito: Oficializa o falecimento; viabiliza inventário, pensões e encerramento de vínculos jurídicos.
  • Habilitação para casamento: Verifica impedimentos legais e reúne documentos; previne nulidades e assegura regularidade do ato.
  • Opção de nacionalidade: Formaliza escolha de nacionalidade em casos previstos; viabiliza documentos e direitos correlatos.
Solicite sua certidão