Você sabe para que serve o registro de interdições e tutelas?
O registro é a comprovação de que a atividade realmente foi realizada, e que será concluída com a emissão da Certidão de Interdições Tutelas e Curatelas. Esse registro trata sobre a restrição civil de pessoas menores de idade.
No caso de maiores de idade são denominados somente como interdições, podendo abranger diversas áreas, como:
- Civil;
- Comercial;
- Direito;
- Ausência;
- Indisponibilidade de bens.
Dessa forma, o registro será o instrumento legal que demonstra se a pessoa possui alguma restrição na vida, seja ela de forma natural ou jurídica.
Como realizar o Registro de Interdição
Uma opção muito utilizada por pessoas que desejam adquirir uma propriedade, obter financiamento, ou outros serviços, é a de emitir uma certidão negativa. Com a certidão negativa, o requerente passa a comprovar que não existe restrição alguma sobre quais aspectos.
Portando o documento, a pessoa pode ter acesso aos aspectos jurídicos, comprar ou vender imóveis, realizar transações comerciais, participar de concursos. Para ter acesso à certidão a pessoa precisa buscar um cartório que realize o serviço, normalmente é o Oficial de Registro de Pessoas Civis e Interdições. Uma alternativa é buscar qual o cartório mais próximo de onde você more para realizar o serviço.
Segunda via pela internet
Atualmente é possível ter acesso à segunda da Certidão de Interdição pela Internet. O Cartório no Brasil conta com uma equipe preparada para atender você, e auxilia no processo de obtenção da segunda via do documento, o que traz maior agilidade, principalmente para quem não mora no mesmo Estado em que realizou o registro
Obtenha a Certidão de Interdição aqui!
Os valores e prazos variam de acordo com cada Estado. Basta preencher o formulário, incluindo os dados pessoais e também a forma de pagamento. O Cartório no Brasil trabalha com entrega digital (em formato PDF, através do e-mail) e física (pelos Correios).