Buscar o Cartório

Procurações

procuracoes-2Quase todos nós vamos precisar fazer uma procuração uma vez na vida ou já precisamos fazer. Então vamos ao ponto, o que é uma procuração?

É o documento pelo qual uma pessoa outorga poderes a outra para administrar interesses ou praticar atos em seu nome.

A procuração pode ser comumente confundida com atestados, declarações e certidões.

Geralmente, a procuração é utilizada quando uma pessoa não pode comparecer em outro lugar. Os tipos de procuração mais comuns são:

  • Procuração para compra e venda de imóvel
  • Procuração para representação bancária
  • Procuração para retirada de documentos

Estes são alguns dos vários tipos de procuração. Mas, em relação à forma, a procuração só pode ser de dois tipos. São eles uma procuração pública ou uma procuração particular.

A procuração é pública quando o tabelião elabora a procuração para quem solicita e então arquiva uma via no tabelionato.

A procuração particular é elaborada pela própria pessoa que vai outorgar os poders para a outra. Ela simplesmente digita, assinae leva ao tabelionato para que seja reconhecida a sua assinatura.

Abaixo descrevemos os casos em que cada um dos tipos é mais utilizado:

A procuração pública é mais utilizada por pessoas jurídicas e quando a Lei exige que esta forma seja utilizada. Por exemplo, em uma operação de compra e venda de imóvel, de doação de imóvel.

A procuração particular pode ser utilizada para retirada de documentos, retirada de objetos, representação em repartições públicas, representação na entrega de documentos ou objetos

Share This