O primeiro passo para entender o que é a Certidão de Escritura é diferencia-la da Escritura Pública. A escritura pública é o documento responsável pela descrição minuciosa a respeito de um imóvel. É com a escritura que é possível saber, por exemplo, os detalhes sobre um terro ou a localização exata de uma construção.
A Escritura Pública não é responsável por provar a propriedade de um imóvel, e o documento pode ser emitido em qualquer Tabelionato de Notas. O principal cuidado que se deve ter com este documento é porque há grandes chances de fraudes, já que é possível realizar a escritura em tabelionatos diferentes a respeito de um mesmo imóvel.
Solicite aqui sua Certidão de Escritura
Ou seja, depois da compra de um imóvel, a pessoa deve procurar um tabelionato para realizar a escritura. Partindo dessa explicação, a Certidão de Escritura é o documento que comprova que a Escritura foi feita, e que está registrada no tabelionato.
Como solicitar o documento no cartório
Ao realizar a escritura, o proprietário recebe uma cópia da certidão, com a qual é possível ter as mesmas informações que constam no tabelionato. Em caso de perder o documento é possível solicitar uma segunda via, a fim de comprovar que ela está arquivada em um tabelionato. A emissão do documento é de extrema importância, já que para realizar a matrícula de um imóvel é necessário saber onde a escritura foi registrada.
A partir da certidão de escritura é possível realizar a matrícula de imóvel, documento responsável por comprovar a propriedade. Assim, após a escritura no tabelionato, caso você deseje transferir o imóvel é necessário levar a escritura para registrar a matrícula, tendo em vista que este é o documento que informa em qual Cartório de Registro de Imóveis foi realizado o pedido.
A pessoa que tiver perdido a primeira via da Certidão de Escritura e deseja obter a segunda via precisa estar com os seguintes documentos em mãos: dados da escritura, livro, folha e nome das partes. Saber onde a escritura foi realizada é de extrema importância para realizar o pedido.
Atualmente é possível realizar o pedido da segunda via da Certidão de Escritura pela Internet. Alguns portais eletrônicos possibilitam que os interessados realizem um cadastro, a fim de que a busca sobre a Certidão seja realizado. Além dos dados já citados acima, é necessário que o interessado informe nome completo e e-mail. Taxas referentes à entrega também são comumente cobradas.