O pedido para a segunda via da certidão de óbito na maioria dos casos ocorre em caso de perda, roubo ou possíveis correções que venham a ser necessárias. O pedido pode ser feito por qualquer familiar da pessoa falecida. Ao contrário do que ocorre na primeira, a solicitação da segunda via da certidão é cobrada uma taxa.
É preciso apresentar o atestado de óbito?
O registro de óbito é o primeiro passo para a emissão da primeira via da certidão de óbito. Ele é requisitado pela agência funerária contratada ou por familiar, e para que o assento seja feito é necessário apresentar todos os documentos da pessoa.
A importância de ter a certidão de óbito de um familiar falecido é porque este documento é imprescindível para o pedido de abertura em processo de inventário, do pedido de pensão pela morte do falecido. Outra possibilidade é o desejo do cônjuge de se casar novamente, dentre outras questões.
Como obter a segunda via da Certidão de Óbito
Ainda que burocrático, o pedido da emissão da segunda via é relativamente simples. O solicitante precisa comparecer no Cartório de Registro Civil no qual foi emitida a primeira via da certidão. Uma taxa será cobrada, e este valor varia de acordo com o estabelecido em cada Estado. É necessário que o interessado apresente documento de identidade com foto também.
Contudo, caso a pessoa não more no local onde a certidão foi emitida ou por algum outro motivo não possa comparecer ao Cartório é possível realizar o pedido por meio de serviços online. É preciso realizar uma pesquisa prévia a fim de avaliar se o serviço está disponível para a sua unidade da federação.
Solicite aqui a segunda via da Certidão de Óbito
Uma opção é realizar uma pesquisa para avaliar se o cartório em que foi expedida a certidão de óbito original faz parte da lista de parceiros dos sites que disponibilizam a emissão do serviço. A consulta é feita em uma aba denominada de “Endereço dos Cartórios”
Após ter acesso se o cartório faz ou não parte da lista dos parceiros é possível prosseguir no passo a passo. Caso ele seja parceiro, você clica na opção “Solicite Sua Certidão” que fica no lado esquerdo da tela. Alguns dados são necessários para a realização do cadastro prévio e também para buscar a certidão.
Com o documento encontrado, você pode optar por receber a certidão via e-mail ou pelos Correios. Caso você opte pela entrega fixa, os portais eletrônicos costumam cobrar o valor correspondente ao frete.
Olá, Maria! Os prazos podem variar entre às serventias, é necessário que verifique com o cartório mais próximo a sua cidade.
Preciso de.original.e cópia autenticada
Qual.o.tempo.p.ficar disponível?
Olá, Ariolene. A opção inteiro teor aparece em serviços adicionais. Caso não esteja aparecendo nesse campo é porque possivelmente o Documento no Brasil não disponibiliza ainda o serviço para a sua cidade.
preciso tirar uma certidao de inteiro teor do meu avo , mas nao estou encontrando essa opcao
Olá, Fátima. Tudo bem? Uma alternativa é solicitar a Certidão de Nascimento com a averbação de óbito. Na averbação constarão os dados essenciais para que você possa conseguir a segunda via do óbito depois.
Como fazer para conseguir a 2ª via da certidão de óbito de meu avô , : Joaquim Prata Xavier , casado com Maximira Alves Prata falecido mais ou menos no ano de 1916 ou 1917 na região de Araguari, Minas Gerais. É tudo que tenho de informação ,( registrou Natal Alves Prata como seu filho , nascido em 25-12-1917 em Araguari Minas Gerais Brasil).Outra informação que tenho é que morreu em um acidente nos trilhos da linha de ferro antes do meu pai nascer ou pouco após o seu nascimento.