Certidão de Imóvel

Com o objetivo de comprovar determinadas informações a respeito de um imóvel, a Certidão de Imóvel é um documento que pode apresentar diferentes descrições.

Sendo as principais a de Certidão de Imóvel Ônus Positiva ou Negativa, Quinzenária, Vintenária, Trintenária e Negativa de Propriedade, e todos esses tipos de documentos são fornecidos pelo Cartório Oficial de Registro de Imóveis.

No caso da Certidão de Ônus, quando existe alguma dívida sobre o imóvel, comumente expressa-se por hipoteca, penhor, usufruto, o documento a ser emitido será o positivo. Entretanto, se não pesar Ônus algum sobre as questões referentes, o documento a ser emitido será negativo.

Já para a Certidão Negativa de Propriedade, o documento é responsável por informar se uma determinada pessoa possui imóveis registrados em seu nome em uma comarca específica, esse tipo de documento é assim como na Certidão de Ônus, resultante de uma pesquisa só que, neste caso, para uma pessoa em específico, se na emissão não existir imóveis para a pessoa pesquisada, o documento emitido é o negativo.

Além desses tipos de certidão de imóvel há também as certidões de inteiro teor, que se baseiam no ano de pesquisa.

Nesta modalidade, o documento informará todos os atos referentes ao imóvel, como registro, averbações, títulos, dentre outros, no período pesquisado, ou seja, quinzenária (quinze anos), vintenária (vinte anos) ou trintenária (trinta anos).

O que é inscrição de imóvel

A inscrição de imóvel, também denominada de inscrição imobiliária, como o termo já diz, é o número de uma inscrição de imóvel realizada em Cartório especializado. Após realizar o procedimento, o interessado tem acesso a uma certidão de inscrição imobiliária, na...

Leia mais
Certidão de Imóvel

Você sabe qual a utilidade de uma certidão de imóvel? Poucas pessoas conhecem a função desse documento, muito utilizado nos processos que envolvem a compra e venda de um imóvel. De maneira geral, a certidão de imóvel é o documento,...

Leia mais