O Registro de Imóveis é a atividade que denomina de quem é a propriedade de um imóvel. Em território brasileiro é a partir do Registro de Imóvel que verifica que um determinado imóvel é de uma pessoa. Contudo, alguns passos são necessários a serem seguidos para que o registro seja realizado.
De início a pessoa deve ir até um Cartório de Imóveis mais próximo da residência a fim de realizar a lavratura da escritura, com todos os documentos. Após a lavratura, uma minuta será confeccionada para validação. As taxas referentes a impostos também devem ser pagas antes que a Certidão seja entregue para o requerente.
Segunda via de Certidão de Imóvel é aqui!
Atualmente, a transferência do imóvel é feita mediante a apresentação da escritura no cartório de imóveis competente, que levará a registro junto à matrícula do mesmo. O número de matrícula é exclusivo de um único bem e deve constar toda a história, descrição e dados do proprietário.
Documentos necessários para realizar o Registro
Fizemos uma lista com os principais documentos solicitados para dar entrada no processo de registro de imóvel. Confira abaixo:
- Contrato de compra do imóvel;
- RG
- CPF
- Certidão de casamento, se estiver casado (a).
- Certidão de nascimento, em caso seja solteiro (a).
É preciso estar atento, pois, para realizar o Registro é necessário a cópia do contrato de compra e venda, além dos documentos do comprador e de quem vende. Os documentos para quem deseja vender um imóvel também precisam ser avaliados.
Atualmente é possível realizar a solicitação da segunda via da Certidão de Imóvel pela internet. Na maior parte das vezes, esse documento é a Certidão de Matrícula, em que constará o número do registro e também dados sobre a propriedade. O Cartório no Brasil viabiliza a segunda via da sua certidão de forma ágil e segurança. Para solicitar clique aqui.