Quais certidões necessárias para fazer a árvore genealógica?

Pensa em construir uma árvore genealógica? Entenda quais informações precisa e quais documentos necessários

Você já pensou em fazer uma árvore genealógica? A árvore genealógica ajuda a representar as pessoas que tiveram participação na existência de uma família.  Isso significa que ela ajuda a construir um histórico, de maneira a dar informações sobre os dados ancestrais. Dessa forma, é possível estabelecer possíveis conexões. 

Algumas pessoas costumam construir a árvore genealógica com o objetivo de verificar se há alguma possibilidade de obter outra cidadania. Caso este seja o seu caso, é importante pesquisar sobre os dados de pessoas que sejam naturalizadas estrangeiras e também sobre as informações que norteiam o processo de naturalização. Além de muito divertido, a construção da árvore genealógica ajuda a entender suas raízes e conhecer seus familiares. 

Como construir uma árvore genealógica?

De maneira geral, a árvore genealógica começa com o ancestral mais antigo que a pessoa consegue obter informações. A partir desse primeiro ancestral a pessoa passa a elencar os descendentes, terminando na pessoa mais nova da família ou na pessoa que está criando a árvore (caso seja do interesse dela). 

Desse modo, as principais informações que uma pessoa que deseja realizar a representação precisa ter é o nome do pesquisado. Com base nisto o interessado reúne algumas certidões que ajudarão na construção da árvore. São elas: 

  • Nascimento; 
  • Casamento; 
  • Certidão de Óbito. 

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Depois de reunir estas informações, escreva os dados fornecidos com a pesquisa. Além disso,  complemente com outros dados que serão obtidos com as pessoas da família que ainda estão vivas. Em alguns casos é possível encontrar familiares que também fazem pesquisas sobre a árvore genealógica familiar. 

Não se esqueça de reunir todos os dados

Ao reunir todas as informações, deixe todos os dados anotados. No caso de parentes vivos que não consiga um contato presencial, vale enviar cartas, e-mail ou telefonar para a pessoa. Ao entrar em contato eles poderão fornecer documentos que ajudarão na reunião de informações. 

 

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