Ninguém gosta de passar pelas burocracias de tirar uma segunda via de documento. Seja por perda, roubo, extravio ou furto, a dor de cabeça é sempre igual. No caso do Cadastro de Pessoa Física (CPF) há também a possibilidade de uso indevido do número. Por isso, o primeiro passo é sempre registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.).
Atualmente não existe mais um cartão do CPF, como era feito anteriormente. Portanto, caso você tenha perdido esse cartão, o que é possível fazer é a impressão do comprovante de inscrição na Receita Federal, disponível no portal eletrônico da receita federal.
Como obter o CPF pela internet
Ao entrar no portal eletrônico você precisa estar com alguns dados em mãos: número do CPF, data de nascimento e título de eleitor, além de informar o nome completo. Após inserir as informações, clique em consultar. Logo será apresentado o comprovante de inscrição no CPF e você só precisa imprimir.
Em algumas cidades do país é possível encontrar postos de atendimento do Poupatempo, no qual você poderá retirar o comprovante de inscrição de maneira presencial. Entretanto, caso você não saiba o número do CPF decorada, você precisa apresentar algum documento de identificação, como Registro Geral (RG) ou cheque.
Lembre-se que, mesmo com a impressão de um novo comprovante, o número do CPF continuará sendo o mesmo, tendo em vista que cada cidadão pode ter apenas um número de inscrição.
Agora se você deseja emitir a primeira via do CPF é só comparecer a uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios portando um documento de identidade com foto. Uma taxa referente à inscrição será cobrada. Após a coleta de informações você receberá o código impresso. Atualmente a Receita Federal estuda a possibilidade de emissão de CPF via Internet, mas por enquanto ainda é necessário fazer o cadastro de maneira presencial.