Dentro do ambiente cartorário existe diversas profissões. Mas, que tal conhecer mais sobre o trabalho do notário? O Dia 02 de outubro é utilizado para celebrar a profissão, responsável por promover atos que garantem a segurança jurídica dentro do país.
A data foi instituída em comemoração à realização do 1º Congresso Internacional do Notariado, que foi realizado no ano de 1948. Esse primeiro Congresso foi realizado em Buenos Aires, na Argentina.
O que faz o notário?
O Notário, também conhecido como tabelião, é um profissional responsável por realizar a função pública. A atividade surgiu por volta de 1850, quando surgiu o registro de vigário. Nessa época, surgiram as atas notariais.
Essas ações eram estabelecidas pela Igreja Católica, que tinha o objetivo de legitimar a aquisição de posses, por meio de um registro em livro próprio. Com a Lei n. 601/1850, as terras passaram a ser divididas em públicas e privadas.
Dentre as atividades desempenhadas atualmente por um notário estão:
- Escrituras;
- Convenções com assinatura não reconhecida;
- Liquidações de sucessão;
- Consultas;
- Pareceres.
Esse profissional é um dos mais presentes na vida dos demais cidadãos. Isso porque ele é o responsável por realizar diversas atividades da vida civil, como:
- Nascimento;
- Casamento;
- Divórcio;
- União estável;
- Compra/venda de imóveis;
- Óbito.
Como se tornar um notário?
Assim como a maior parte dos processos para se tornar funcionário de um cartório, a profissão é através de concurso público. Quem deseja ser um notário precisa ser bacharel em Direito. Além disso, somente brasileiros podem desempenhar o cargo nesta função.
O Cartório no Brasil conta com diversos artigos que lhe ajudam a entender mais sobre a área. Além disso, o portal também apresenta informações de como se preparar para concurso público.