Inventário em cartorio

Você sabe o que é inventário?

A maior parte das pessoas só tem conhecimento sobre o procedimento conhecido como inventário após a morte de um familiar, com o qual é possível realizar a apuração de todos os bens que a pessoa que faleceu possuía.

É a partir do inventário que a possível realizar a partilha e a transferência de bens.

Atualmente, por meio da Lei nº 11.441/07, o processo para a realização do inventário se tornou ainda mais rápido, já que ele pode ser realizado através de uma escritura pública, obtida em cartórios.

Dessa forma, ter acesso ao inventário também se tornou mais fácil. Após ter acesso ao processo de inventário, a mudança de propriedade precisa ser realizada em diversos cartórios, a depender de quais os bens foi herdado.

Um exemplo é o caso de imóveis, com o qual é realizado no Cartório de Registro de Imóveis, enquanto no caso de veículos, o documento deve ser apresentado no DETRAN.

Para que o inventário possa ser feito em cartório é necessário a presença de um advogado.

Além disso é necessário observar os seguintes requisitos:

- Herdeiros maiores de idade e capazes; - Partilha de bem consensual; - Não haver a presença de testamento.

Hoje o inventário pode ser feito em qualquer cartório de notas desde que sejam seguidas as três condições abaixo: - Falecido não pode ter deixado testamento - Herdeiros menores de 18 anos ou incapazes - De forma consensual. Sendo as...

Leia mais

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.