Seja ele de nascimento, casamento ou óbito, a certidão de inteiro teor tem como principal objetivo fornecer informações completas acerca dos dados dispostos no livro de registro, também denominado de “livro de assento”. Dessa forma, esse tipo de certidão traz informações atualizadas a respeito da pessoa que realizou o documento.
Apesar de ter muito mais dados do que a certidão simplificada, a certidão de inteiro teor costuma ser solicitada em casos específicos, como:
- Abertura de contas bancárias;
- Solicitação de empréstimo;
- Dar entrada ao processo de dupla cidadania.
Entretanto, é preciso estar atento para os requisitos necessários para solicitar o documento. A certidão de inteiro teor pode ser entregue de duas formas: digitalizada ou fotocópia. Na primeira modalidade serão digitados todos os dados presentes no livro de registro. Já na segunda será apenas emitida uma fotocópia da página em que constam todas as informações.
Qual a função da certidão de inteiro teor?
Como já foi dito, a certidão de inteiro teor costuma ser solicitada para serviços que necessitam da comprovação de dados específicos. Assim, este documento é comumente utilizado para quem deseja realizar transações ou mesmo para obter a dupla cidadania. Neste último caso, a certidão de óbito de inteiro teor dos avós é muito solicitada por requerentes.
Solicite a sua Certidão clicando aqui
Além das funções já citadas, a certidão também é utilizada para quem deseja realizar “reagrupamento familiar”. Nessa modalidade de “visto”, uma pessoa mora em outro país e deseja levar a família para morar junto.
Cidadania italiana
Para maior parte dos processos de dupla cidadania, o documento pode ser solicitado pela internet, em cartórios que disponibilizem o serviço, sendo necessário apenas o preenchimento de um formulário que especifique as razões para a emissão do documento.
Porém, no caso da cidadania italiana, o consulado exige que a certidão de inteiro teor seja emitida (já que em alguns locais não se faz necessário). A exigência ocorre desde 2009, sendo o processo realizado na Itália ou no Brasil. Esse procedimento tem como objetivo evitar o uso de certidões falsificadas para obtenção de dupla cidadania.
Cidadania Portuguesa
Portugal é um país irmão, temos muita influência de Portugal em nossos costumes e também em nossas cresças. A passar pelo nosso idioma que é português, herança de Portugal. E possuímos a maior colônia português de descendentes fora de Portugal, por isso, muitas pessoas com parentesco português, se habilitam a conseguir a dupla cidadania portuguesa.
E para isso, é importante cumprir o processo de cidadania à risca, vale ressaltar que um dos requisitos do processo é a apresentação das certidões que devem ser certidões de inteiro teor.
Como solicitar
Ao solicitar, o requerente terá garantia de que todas as informações possuem uma maior veracidade. Para os casos de obtenção da dupla cidadania, o documento será responsável por atestar filiação, se houve casamento/divórcio, bem como a nacionalidade do requerente.
Para entrar com o processo de obtenção do documento, basta que o requerente se dirija ao cartório em que foi emitida a certidão simplificada. Não há uma documentação específica. Dentre as solicitações mais comuns está o preenchimento de um formulário que, em muitos casos, precisa obter firma reconhecida. Essa é uma forma de garantir que a pessoa é o real interessado na emissão da certidão de inteiro teor.
No caso de pessoas que não morem no mesmo local em que o cartório do registro, o processo pode ser realizado em meio eletrônico. Os cartórios online realizam a busca pelo cartório e realizam a emissão do documento, sendo necessário também a apresentação do formulário.
Quais as vantagens?
Essa é a certidão que apresenta exatamente o que está escrito nos livros de registro dos cartórios de todo o brasil. Além disso, tem muita utilidade para terminadas ocasiões. Por isso, entre em contato com o solicitante de sua certidão, para entender qual o tipo de certidão que precisa. Vamos dar um exemplo dos tipos de certidões de inteiro teor que existe:
Certidão de nascimento de inteiro teor
É a certidão de nascimento que compra o registro de nascimento de um cidadão brasileiro, com todos os dados de registro de nascimento, é muito utilizada por exemplo, em processo de cidadania, seja cidadania portuguesa, cidadania italiana ou outros processo de cidadania.
Certidão de casamento de inteiro teor
É a certidão de casamento, ou seja, o documento de registro de matrimonio entre duas pessoas, e sendo de inteiro teor, terá todas as informações que estão presente nos livros de registros do cartórios. Bem como eventuais averbações.
Certidão de óbito de inteiro teor
Apresenta o registro completo do óbito de um cidadão brasileiro. Com todos os dados.
Por isso, é importante sempre, que você verifique se existe a necessidade de uma certidão de inteiro teor ou se pode ser a certidão simples, que também é conhecida como uma certidão de breve relato, que apresenta os dados mais relevantes, do registro de nascimento.
Diferença entre certidão de inteiro teor e certidão de breve relato
Vamos resumir as diferenças entre as certidões de inteiro teor e a certidão de breve relato. Isso porque, a própria descrição do tipo, já indica o que se trata. No primeiro caso, apresenta o inteiro teor de registro, que pode ser certidão de nascimento, certidão de casamento e certidão de óbito. Nela você tem exatamente todos os dados do registrado, e quais quer outros dados que esteja presente em seus registros.
A certidão de breve relato é uma certidão que presenta as informações, mais relevante de seu registro, ou seja, seus dados de data, e hora de registro, dados de filiação pai e mão.