Previsto em Constituição, a aposentadoria pode ocorrer por sete diferentes regimes, de acordo com o que está previsto pelo Ministério da Previdência Social. São eles: especial, por idade urbana, por idade rural, por idade da pessoa com deficiência, por tempo de contribuição, por tempo de contribuição da pessoa com deficiência e por invalidez.
Quem deseja dar entrada no pedido de aposentadoria deve procurar o atendimento na Previdência, que é realizado a partir de um agendamento. Além de gratuito, a solicitação não necessita de um contato entre a instituição e o interessado em dar entrada na aposentadoria.
Documentos necessários para solicitar aposentadoria
Dentre os principais documentos, e que são comumente pedidos em todas as solicitações de aposentadoria, podemos citar o RG e o CPF; os homens precisam apresentar também a certidão de reservista. Se você contribuiu de maneira facultativa ou autônoma, a Previdência solicita a apresentação dos carnês de recolhimento ao INSS.
Na maioria dos casos não se faz necessário que o interessado apresente algum tipo de certidão. Entretanto, se a pessoa quer dar entrada na aposentadoria por invalidez é necessário apresentar um atestado médico e todos os laudos que a comprovem.
Segundo especialistas é preciso apresentar o extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), a fim de trazer maior agilidade para o atendimento. A apresentação do CNIS é necessária, pois ele é um banco de dados do Governo Federal, responsável por reunir informações dos trabalhadores. Se não estiver regularizado com o CNIS é importante pesquisar quais os documentos necessários para regularização.
Fizemos uma lista com os principais documentos que são pedidos para dar entrada na aposentaria por tempo de serviço. Confira abaixo:
- Registro Geral (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF) – se não houver no RG;
- Número de Identificação do Trabalhador (PIS/PASEP);
- Extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).