Normalmente, as pessoas descobrem que estão com o nome sujo quando tentam realizar uma compra. Porém, para não passar por grandes constrangimentos, algumas optam por consultar se há dívidas. Essa é uma boa opção antes de pensar em comprar algo.
De maneira geral, o Brasil conta com três bases de dados que são utilizados por empresas e bancos. Eles são responsáveis por identificar possíveis dívidas. São eles:
- Serasa;
- Serviço de Proteção ao Crédito (SPC);
- Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
consulte se está negativado (serasa)
Saiba com quem identificar se você está negativado
O Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC) é administrado pela Boa Vista. A empresa permite que o interessado faça consultas de crédito inclusive pelo portal eletrônico de maneira gratuita. Diferente do que ocorre com o SCPC, o SPC só permite consulta gratuita se o interessado se dirigir a um dos postos autorizados pela instituição.
Para verificar se o seu nome está limpo é preciso apresentar CPF e algum documento de identificação. Confira nosso artigo completo sobre CPF. Dentre os documento que podem ser apresentados estão CNH, RG ou Carteira de Trabalho. Após a consulta, a pessoa tem acesso a um extrato com todos os dados, caso haja dívidas, incluindo o nome da empresa e o valor.
Há sim a opção de realizar a consulta pela internet, porém não é gratuita. O SPC possui uma loja online que disponibiliza a compra de crédito, no qual é possível fazer a consulta com o número do CPF.
Solicite sua Certidão com o Cartório no Brasil
Assim como o SPC, a Serasa também permite consultas gratuitas nos postos autorizados pela instituição. Contudo, para pesquisas a situação cadastral pela internet é preciso realizar um cadastro prévio, que cobra uma taxa (proveniente do programa Me Proteja). Caso a pessoa opte por essa segunda opção, ela pode realizar planos anuais ou mensais que permitem a consulta sempre que desejar.