Cartório em Monte Azul – Minas Gerais – Civil das pessoas

Cartório de Registro Civil de Monte Azul é um cartório que atua desde 01/03/1886 na cidade de Monte Azul - MG sob o número de registro no CNJ 03.634-3 com atribuições notariais de Civil.

A abrangência territorial dos serviços prestados, atribuições notariais e atos praticados e homologados pelo Cartório de Registro Civil de Monte Azul é todo o Distrito de Monte Azul.

O responsável pelo cartório é Maria Tereza Freitas Maia de acordo com atualização cadastral para o ano de 2025 no CNJ - Conselho Nacional de Justiça.

Para entrar em contato com o cartório ligue para (38) 3811-1413, ou, compareça presencialmente na Rua Governador Valadares, 59 - Monte Azul - MG.

Esse cartório não possui regime especial de atendimento aos sábados.

Se você precisa de certidões ou documentos em geral do Cartório de Registro Civil de Monte Azul você pode solicitar online aqui e receber em casa.

Dados do Cartório de Registro Civil de Monte Azul

  • Código (CNS): 36.343-3
  • Sequencial da serventia (SEQ): 2380
  • Nome: Serviço Registral das Pessoas Naturai e Interdições, Monte Azul - Mg
  • Nome Fantasia: Cartório de Registro Civil de Monte Azul
  • CNPJ: 09.07.753/4000-19
  • Instalação: 01/03/1886
  • Última Alteração: 04/07/2024

Atribuições

  • Serviços: Civil
  • Nível: Cartório de Primeira Entrância

Responsáveis

  • Titular: Maria Tereza Freitas Maia
  • Substituto: Alisson de Freitas Neves
  • Situação jurídica do responsável: Provido

Contato

  • Telefone: (38) 3811-1413
  • Email: cartorio.monteazul@gmail.com

Serviços Online

Atendimento

  • Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.
  • Esse cartório não abre de sábado.

Localização

  • Endereço: Rua Governador Valadares, 59
  • Complemento: Casa
  • Bairro: Centro
  • Cidade: Monte Azul
  • Distrito: Monte Azul
  • Sub-Distrito: Monte Azul
  • Estado: MG

Como chegar ao Cartório de Registro Civil de Monte Azul

Certidões e serviços prestados

Registro Civil

  • Registro tardio de nascimento: Regulariza situação de pessoas sem assento; integra cidadãos ao sistema de direitos e garantias.
  • Certidão de nascimento: Via que comprova o assento de nascimento; indispensável para escola, saúde, benefícios e identificação.
  • Averbação de divórcio: Atualiza o assento de casamento para refletir o estado civil; evita inconsistências e dúvidas futuras.
  • Casamento homoafetivo: Simplifica formalização e consolida direitos da união de casais do mesmo sexo.
  • Reconhecimento de paternidade ou maternidade: Inclui filiação no assento, voluntária ou judicialmente; garante direitos da criança e do genitor.
  • Registro de nascimento: Ato fundamental que confere personalidade civil; assegura cidadania, direitos sociais e acesso a documentos e serviços públicos.
  • Certidão de existência de testamento: Consulta a registros próprios para verificar eventual disposição de última vontade; orienta procedimentos sucessórios.
  • Registro de óbito: Oficializa o falecimento; viabiliza inventário, pensões e encerramento de vínculos jurídicos.
  • Emancipação: Assento que antecipa capacidade civil em hipóteses legais; permite prática de atos da vida civil com autonomia.
  • Mudança de nome e gênero: Procedimento administrativo previsto em lei; promove dignidade e adequação da identidade civil.
  • Certidão de inteiro teor: Transcrição completa do assento; útil para processos específicos e análises detalhadas.
  • Certidão de óbito: Comprova a morte para órgãos e instituições; exigida em inúmeros procedimentos administrativos e judiciais.
  • Opção de nacionalidade: Formaliza escolha de nacionalidade em casos previstos; viabiliza documentos e direitos correlatos.
  • Conversão de união estável em casamento: Transforma união reconhecida em casamento civil; simplifica formalização e consolida direitos.
  • Solicitação de casamento civil gratuito: Solicitação de casamento gratuito de forma comunitária ou não.
  • Lavratura de guarda ou tutela: Registra decisões sobre responsabilidade de menores; assegura proteção legal e acesso a benefícios.
  • Averbação de adoção: Atualiza filiação e novo nome quando aplicável; protege sigilo e assegura plenos efeitos da adoção.
  • Segunda via de certidões: Emite cópias atualizadas de registros; úteis para instruir processos e comprovar situações jurídicas.
  • Registro de casamento civil: Formaliza a união com efeitos pessoais e patrimoniais; define regime de bens e produz segurança jurídica ao casal.
  • Certidão de casamento: Documento que prova a celebração; usado em partilhas, pensões e alterações cadastrais diversas.
  • Habilitação para casamento: Verifica impedimentos legais e reúne documentos; previne nulidades e assegura regularidade do ato.
Solicite sua certidão