O processo para que a atividade de obtenção da nacionalidade seja obtida é demorado, podendo demorar até anos. Uma das alternativas fornecidas é a de o requerente ter uma poupança já em vista, a fim de juntar as economias e viajar para o país no qual deseja obter a nacionalidade.
As pessoas que são netas de espanhóis possuem o direito de nacionalidade até completarem a maioridade, com 18 anos. Após essa idade, o interessado tem até três anos a mais para declarar interesse em possuir a cidadania espanhola. Entretanto, ele precisará residir por um ano no país. Caso isso não ocorra, a nacionalidade pode ser perdida.
Os brasileiros possuem determinadas vantagens no que diz respeito a obter a cidadania espanhola. Se um brasileiro morar na Espanha, ele pode adquirir a nacionalidade. Contudo, o requerente precisa residir ao menos por dois anos. No caso de a pessoa ser casada com um espanhol, o tempo diminui para um ano de residência. Contudo, se o casamento foi realizado antes do dia 02/05/1975, o indivíduo já é considerado espanhol.
Como obter a cidadania espanhola?
Atualmente há diversas equipes que auxiliam no pedido para adquirir a nacionalidade espanhola. Essas empresas contam, inclusive, com especialistas que farão a assessoria desses indivíduos e que estarão responsáveis por toda a preparação dos documento.
Precisa solicitar certidão? Clique aqui!
Após verificar que há todos os requisitos para adquirir a nacionalidade, o interessado deverá procurar o corpo diplomático da Espanha mais próximo.
Documentos necessários
Fizemos uma lista com os documentos necessários para obter a cidadania espanhola. Uma boa dica é realizar a árvore genealógica, a fim de identificar quais os familiares são responsáveis pelo sobrenome. Confira a lista abaixo:
- Certidão de nascimento literal espanhola;
- DNI ou passaporte espanhol;
- Certidão de nascimento Literal do Pai ou Mãe estrangeira;
- Registro Geral do Brasil (RG) ou passaporte do Pai ou Mãe estrangeira;
- Documento de Identidade do Pai ou Mãe estrangeira;
- Certidão de casamento literal dos pais.
No caso de filhos, a documentação necessária é a seguinte:
- Certidão de nascimento literal;
- Registro Geral do Brasil (RG);
- Foto a cor, tamanho 3×4, frente fundo branco, sem data.
É possível encontrar portais eletrônicos especializados em prestar assessoria para as pessoas que desejam encontrar o melhor modo de requerer a cidadania. Além disso, é possível pesquisar na internet e montar a árvore genealógica, a fim de identificar o parentesco e facilitar as pesquisas a respeito do processo.
Lembre-se que o processo para obtenção da cidadania é demorado. Portanto, pesquise bastante e reúna os documentos necessários o quanto antes.