Você sabe o que significa bloqueio cartorário? Poucas pessoas sabem inclusive sobre a existência dessas questões que envolvem os tabelionatos civis do estado. Isso significa que quase ninguém sabe que os cartórios possuem um “arquivo” sobre a dívida na praça. O motivo? O bloqueio cartorário é realizado quando o inadimplente não realiza a quitação da dívida e a empresa resolve realizar o ofício no próprio cartório.
Assim, o bloqueio cartorário nada mais é do que a informação de inadimplência para o próprio cartório. Esse dado é enviado pela instituição sobre a pessoa que está em débito com a empresa. O grande problema que envolve essas questões gira em torno das cobranças abusivas realizadas pelas empresas para que as dívidas sejam quitadas.
Solicite uma Certidão de Protesto clicando aqui
Como identificar se trata de bloqueio no Cartório
É muito comum encontrar em diversos portais eletrônicos na Internet que tratam sobre reclamações os depoimentos de clientes a respeito das cobranças abusivas e ameaçadoras em cima das dívidas bancárias, que sempre terminam informando sobre a possibilidade de a dívida ser entregue para bloqueio cartorário em algum cartório civil que trata sobre o assunto.
Além disso, as pessoas que recebem esse tipo de ligação precisam estar atentas, pois muitos golpes estão sendo aplicados afirmando ser de alguma empresa e informando sobre a questão do bloqueio cartorário.
Para evitar problemas e até mesmo que se caia em golpes, o primeiro passo é ligar para o cartório civil no qual foi informado que o bloqueio foi realizado e confirmar a informação. Em alguns casos, os golpistas não apresentam informações corretas, que podem ser facilmente desmentidas, ajudando a desvendar o golpe até mesmo fazendo uma pesquisa na Internet.
Caso você possua alguma dívida e as cobranças estejam abusivas é um direito de o consumidor informar sobre a questão. Há órgãos específicos no Estado que são responsáveis por atender e buscar soluções para as questões que envolvem o relacionamento entre empresa e cliente.