Uma demissão nunca é fácil. E, com as crises empresariais e a grande exigência, pode ocorrer com qualquer um de nós.
Caso você seja demitido, o primeiro passo é buscar as respostas sobre o porquê ocorreu a demissão. Se for por um conflito dentro da empresa, estude os pontos a melhorar. Agora se foi por corte de pessoal, a qualificação e a atitude podem lhe ajudar a conseguir um novo emprego.
Contudo, antes de trabalhar na busca por um novo emprego, busque seus direitos legais. Caso você tenha sido demitido sem justa causa, você tem direito a benefícios como seguro-desemprego, rescisão contratual, além de outros.
Depois de ter acesso a quanto você terá nos próximos meses é hora de organizar um planejamento. O emprego que você procura pode aparecer logo, mas também pode demorar um pouco. Cortar gastos, poupar grana e verificar recursos são ideias válidas para praticar durante o tempo que durar a crise.
Com o planejamento em mãos, organize novamente o seu currículo. Se possível procure novas oportunidades de cursos – há vários gratuitos na internet – e qualificações para agregar conhecimento ao documento. Busque vagas que sejam do seu interesse, cadastre seu currículo em portais de emprego, e deixe o documento em instituições que sejam do seu interesse.
Além disso, é de extrema importância que você mantenha um bom networking. Em muitos casos, seu próprio antigo chefe pode lhe indicar para uma vaga. Por isso você deve sempre manter um bom relacionamento com as pessoas, e não se esqueça de demonstrar interesse e deixar claro sobre as áreas em que deseja atuar.
Por fim, lembre-se que, infelizmente, no mercado atual são comuns as demissões e você não pode sentir-se culpado por isso. Respire fundo, erga a cabeça e procure as oportunidades e capacitações para a sua profissão. Boa sorte!