Está precisando de um empréstimo, mas não sabe a qual modalidade recorrer? Atualmente o mercado financeiro conta com diversos tipos de empréstimo, mas o primeiro que surge na cabeça das pessoas é o empréstimo pessoal ou cartão de crédito.
Entretanto, uma das modalidades que, apesar de pouco conhecida, pode ser bem utilizada é o empréstimo com garantia de imóvel. E como isso funciona? De forma bem simples, o empréstimo com garantia de imóvel é naquele em que o seu imóvel – seja casa, apartamento, local comercial – é utilizado como garantia.
Dessa forma, ao solicitar um empréstimo com garantia de imóvel, a pessoa entrega uma garantia. Isso significa que ela realizará o pagamento, de acordo com as questões acordadas. Esse acordo é realizado dentro do contrato do próprio empréstimo.
Quais os riscos do empréstimo com garantia de imóvel?
Ao optar por empréstimo com garantia de imóvel, você precisa ter certeza de que conseguirá quitar todo o valor. Essa certeza precisa ocorrer porque, em caso de não conseguir realizar o pagamento, o imóvel é quem estará em jogo.
E quais as vantagens?
Uma das principais vantagens do empréstimo com garantia de imóvel é que as taxas dessa modalidade de empréstimo são bem mais baixas. Isso ocorre porque, em comparação com o empréstimo pessoal, é o imóvel que está como garantia.
Entretanto, para repassar a propriedade que está sendo usado como garantia, o interessado precisa dar todas as informações sobre o empréstimo para o comprador. Dessa forma, parte do valor será utilizada para que a dívida seja quitada o empréstimo com o banco.
Após o pagamento, a pessoa que realizou o empréstimo tem um prazo para quitar o saldo do empréstimo, e aguardar a baixa para a alienação do bem. O prazo para que ocorra a baixa é de 30 dias, a contar da data de pagamento.
Como realizar o empréstimo com garantia de imóvel
O primeiro passo para quem escolhe a opção de realizar o empréstimo com garantia de imóvel é de buscar as opções de crédito disponíveis, simulando possíveis empréstimos. Uma alternativa é de pesquisar sobre quais são os bancos e empresas que fornecem esse tipo de empréstimo.
Escolhendo a empresa, o interessado deve solicitar o pedido para a instituição. A empresa avaliará a renda, e quais as condições financeiras do requerente. Com os dados é possível verificar se o pagamento será realizado ou não. Além da avaliação pessoal, o imóvel que será utilizado como garantia também passa por avaliação. Nesse caso, são considerados os aspectos físicos e também questões jurídicas da propriedade.
Com todas as questões corretas, basta aguardar que o crédito seja liberado. Alguns cuidados devem ser realizados, pois, como dito anteriormente, o imóvel pode vir a leilão em caso de não pagamento, a fim de quitar a dívida do empréstimo solicitado pelo requerente.