Você já pensou em realizar um testamento? O testamento é o documento que atesta sobre todos os bens que uma pessoa possui que são dispostos após a morte. Apesar de todos os bens estarem dispostos, isso não significa que todos serão entregues, podendo ser realizado apenas parte deles.
Entretanto, para que seja realizado é necessário avaliar algumas formalidades para que possua validação, não podendo possui descuido ou violação, já que, em um desses casos, é possível que o testamento seja anulado. Além disso, é preciso que o interesse de quem atestou seja preservado.
Precisa de Certidão pela Internet? Solicite Aqui!
De forma geral, o testamento é responsável por tratar das questões de patrimônio. Apesar disso é possível tratar sobre outras situações, que não de natureza patrimonial.
Confira na lista abaixo as demais situações em que pode ser realizado o testamento:
- Nomeação de tutor – nessa modalidade de testamento é possível instituir uma pessoa para que cuide de uma pessoa menor de idade, além da administração de bens;
- Reconhecimento de filhos – normalmente utilizado para reconhecimento de paternidade. Entretanto é preciso estar bastante atento, pois depois de descrito, o testamento com reconhecimento não pode ser revogado;
- Ajuda a instituir fundações – Em vez de ser entregue a terceiros, o patrimônio é entregue para fundações;
- Deserdar – Exclui um herdeiro da lista de ter acesso aos bens.