Você sabe como funciona para realizar um protesto? Pouca gente desconhece o significado de protestar um título, a não ser no momento em que precisa, já que a atividade comprova de forma solene a inadimplência de determinada pessoa. Além disso, o protesto também pode ser responsável por informar o descumprimento de determinados títulos.
Dentre as principais atividades que costumam sofrer protesto estão notas promissórias, duplicatas e cheques, mas isso não significa que esses são os únicos atos que podem ser protestados. Contratos e dívidas também podem ser protestados, a fim de identificar qual dívida à pessoa possui.
Solicite uma Certidão de Protesto com o Cartório no Brasil
Como realizar um protesto
Se você deseja realizar um protesto é de extrema importância que se leve o título ao Cartório de Protesto. Somente o credor pode ser responsável por fazer a entrega e, em casos de cheques, a entrega pode ser realizada no próprio local do pagamento.
O tabelião é o profissional responsável por indicar e verificar se existe alguma questão irregular na entrega do título. Após essas questões, o Cartório realizará uma intimação que será entregue ao devedor. Por isso é necessário que sejam apresentadas as informações sobre quem deve, tais como endereço.
Fui protestado. E agora?
Para quem é o devedor só existe um passo para que o protesto seja retirado do seu nome: o pagamento da dívida. Somente a quitação é responsável por retirar o título. Se você foi protestado e já pagou a dívida, basta procurar o cartório no qual foi realizado a fim de que o nome seja retirado.
Não existe um prazo específico para que o nome seja retirado. Entretanto, após o pagamento da dívida, existe a média de três dias úteis para que a pessoa seja notificada sobre o pagamento da dívida. As taxas para a emissão de uma Certidão Negativa de Protesto costumam ser pagas pelo interesse.
Boa tarde
Sou de Belo Horizonte – MG e preciso protestar um cliente desta cidade, como devo proceder?