Quem não deseja reconhecer uma cidadania italiana? Para tanto é de extrema importância que se tenha acesso ao reconhecimento da cidadania italiana. Isso só é possível após a análise da árvore genealógica. Por isso, o primeiro passo é realizar a árvore genealógica da família. Nesse passo a pessoa identifica quais pessoas são responsáveis por transmitirem o sobrenome italiano.
A Itália possui uma especificidade para a retirada da cidadania: é preciso ter e entender o conceito de jus sanguini, ou seja, o direito de sangue. Deste modo, os brasileiros que desejam obter a cidadania italiana podem obter a dupla cidadania precisam ter algum parentesco, sejam filhos, netos, bisnetos ou mesmo tataranetos de italianos.
Parentesco simplifica obtenção da cidadania italiana
Caso você possua esse parentesco, não há outras grandes burocracias para conseguir a cidadania italiana. Porém, algumas questões de gênero devem ser consideradas. Por exemplo, caso os ascendentes sejam todos homens, não há problemas, mas, se for mulher, é preciso que seus filhos tenham nascido após 1948. Esta restrição ocorre, pois de acordo com a legislação italiana, as mulheres não podiam transmitir sua nacionalidade para filhos ou maridos.
Após identificar se você é uma pessoa apta para obter a cidadania, o segundo passo é procurar pelo Consulado Italiano que atende no estado que você mora, a fim de entrar com a solicitação do reconhecimento. De maneira geral é necessário apresentar os mesmos documentos.
Documentos solicitados para obter cidadania italiana
Para os filhos de italianos
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Certidão de óbito (caso ascendente tenha falecido);
- Carteira de identidade original do pai ou mãe e requerente.
Para os netos, bisnetos ou trinetos de italianos
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Certidão de óbito (caso o ascendente seja falecido);
- Certidão de naturalização (caso exista) de todos os ascendentes da família.
Casamento com italiano (a)
Se as pessoas que são casadas com algum (a) italiano (a) e desejam obter a cidadania é preciso avaliar a data em que o matrimônio ocorreu. Caso tenha sido antes de janeiro de 1983, a transferência se dará de forma automática.
Já nas cerimônias realizadas após esta data é necessário aguardar três anos para solicitar o título. O cônjuge precisa apresentar os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Carteira de identidade do cônjuge.
Após reunir os documentos é preciso aguardar uma convocação (para que isso ocorra você precisa estar na fila do Consulado). O cadastro consular só ocorre depois da aprovação de todos os documentos. Com a conclusão do processo, os novos cidadãos italianos podem agendar a emissão do passaporte italiano.
Em quanto tempo obtenho minha cidadania?
Em média, o tempo de demora para a obtenção da cidadania italiana é entre cinco e dez anos. Este tempo varia, pois é preciso avaliar cada caso individualmente, considerando as necessidades e a documentação de cada requerente. Além disso, é preciso ter um valor alto para arcar com todas as despesas.
Convenção de Haia
É importante que o interessado esteja atento já que é necessário que seja validado e legalizado por meio das representações diplomáticas do país. Uma das principais mudanças que ocorreu na obtenção da cidadania italiana é a implantação da Apostila da Convenção de Haia. Com ela foi possível realizar a emissão de uma apostila única, com a qual será realizada a comprovação e autenticidade dos documentos, além de ser válida para todas as nações signatárias.
Essa mudança na Convenção de Haia trará uma grande modificação em todo o processo para a obtenção da cidadania italiana, tendo em vista que deixará o processo mais dinâmico e menos burocrático. Contudo, não houve modificação nos critérios pedidos pela Itália para a concessão da cidadania aos brasileiros.
Olá, Demian. Para solicitar certidão você precisa preencher nosso formulário em http://minhacertidao.com.br/
Mi nombre es Demian Ernesto Sica (demiansica@hotmail.com) y vivo en Argentina… quisiera saber si puedo conseguir el certificado de nacimiento de mi abuelo Antonio Sica, quien nació en 1906 en San Pablo (tal vez en Rua General Osorio 54), hijo de inmigrantes italianos Antonio Sica y Carmen D´Apiche (llegados a San Pablo el 28/3/1893)… necesito armar el arbol genealogico conociendo a mis ancestros… GRACIAS