Dentre as modificações que ocorrerão está a inclusão do concurso público para cartório como forma de seleção. Apesar de realizar atividades de caráter privado, os cartórios são de domínio estatal. Isso significa que os cartórios precisam ter concurso público: mais de quatro mil dos treze mil cartórios presentes no país ainda contam com funcionários que são da antiga forma de seleção.
Etapas do concurso para cartório
As etapas que norteiam a realização de um concurso público incluem questões muito parecidas com os demais concursos que são realizados. É importante observar que, em alguns casos, as questões serão alteradas de acordo com a instituição responsável por realizar o serviço.
De modo geral, as principais etapas são:
- Prova objetiva;
- Prova escrita ou prática;
- Prova oral;
- Comprovação de outorga e de requisitos;
- Exame de títulos.
Além de todas as questões citadas, as pessoas que participam do seletivos também costumam encarar exames psicotécnicos, a fim de avaliar a capacidade física e psicológica para a realização do cargo.
Quem pode prestar o concurso?
Alguns requisitos são solicitados para as pessoas que desejam prestar o concurso para cartório. De modo geral, os requisitos são parecidos para todas as vagas. A principal diferença do concurso para cartório é a exigência de diploma (para ensino superior, bacharel em Direito, e, para as demais vagas, diploma de conclusão de Ensino Médio e/ou Fundamento).
Confira abaixo a lista de requisitos:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Comprovação de exercícios de direitos civis e políticos;
- Quitação da obrigação com o serviço militar;
- Aptidão física e mental;
- Atestado de boa conduta.