Certidões para empresas

Saiba para que uma empresa precisa de certidões

42
COMPARTILHAR
419
VISUALIZAÇÕES

Uma empresa precisa de diversos documentos para realizar as atividades de forma clara e ágil dentro da instituição. Dentre as principais certidões para empresa solicitadas estão as certidões negativas de débitos, que auxiliam na comprovação de que não há pendências sobre a empresa. Além disso, os documentos também contribuem para o bom desempenho da empresa no que se refere às questões que envolvem concorrência.

É de extrema importância para a empresa que deseja manter-se ativa dentro do ambiente corporativo. Além disso, a emissão dessa documentação facilita no processo que envolve o controle da situação da empresa. Isso ocorre porque a certidão ajuda a garantir que não há pendências no nome da corporação. E isso faz com que se que os empresários sejam acionados judicialmente por algo, por exemplo.

Na maior parte das vezes, as certidões negativas de débito são utilizadas em processos que envolvem ações judiciais. Outras atividades em que podem ser utilizadas são:

  • Licitações;
  • Financiamentos bancários;
  • Acordos com órgãos/instituições.

No caso da licitação, por exemplo,um dos critérios para participar do procedimento é a inexistência dessas pendências. Esse documento apresenta a empresa como habilitada para participar da concorrência pública que trará benefícios para o ambiente corporativo.

Principais certidões para empresas

Há diversas certidões para a empresa, que podem ser solicitadas com diferentes funções. Pensando em ajudar você, empresário, na busca pelas certidões que são mais solicitadas dentro desse ambiente corporativo, fizemos uma lista com as principais certidões negativas de débito realizadas. Confira:


  • Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União;
  • Certificado de regularidade do FGTS;
  • Certidão Negativa de Débito Estadual
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;
  • Certidão Negativa de Tributos Mobiliários e Imobiliários.

Marcele Costa

Marcele Costa

Jornalista formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com pós na área de Influência Digital, Conteúdo e Estratégia (PUC-RS). Atua há mais de cinco anos na área de Comunicação, com vasta experiência em assessoria de comunicação, produção de conteúdo e marketing digital.

Indicações de Artigos

O que é Certidão de Tributos Imobiliários?

A Certidão de Tributos Imobiliários é o documento responsável por emitir e também confirmar autenticidade sobre os dados cadastrais de um imóvel, seja ele positivo ou negativo. Para que seja emitida a certidão é feita uma verificação sobre as possíveis dívidas imobiliárias, junto à prefeitura da cidade...

Leia mais
O que é Certidão de Escritura?

O primeiro passo para entender o que é a Certidão de Escritura é diferencia-la da Escritura Pública. A escritura pública é o documento responsável pela descrição minuciosa a respeito de um imóvel. É com a escritura que é possível saber, por exemplo, os detalhes sobre um terro...

Leia mais
O que é Certidão de Inventário e Arrolamento

A Certidão de Inventário e Arrolamento é o documento que visa informar a respeito da existência – ou da não existência - de processos que tratam sobre as questões de inventário e arrolamento. Diferenças entre inventário e arrolamento O inventário é aberto quando ocorre o falecimento de...

Leia mais
Próximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.