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Home » Certidão de Imóvel » O que é inscrição de imóvel

O que é inscrição de imóvel

Saiba o que significa inscrição de imóvel e como obter o documento

Marcele CostaporMarcele Costa
EmCertidão de Imóvel, Principais Dúvidas
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A inscrição de imóvel, também denominada de inscrição imobiliária, como o termo já diz, é o número de uma inscrição de imóvel realizada em Cartório especializado.

Após realizar o procedimento, o interessado tem acesso a umacertidão de inscrição imobiliária, na qual estarão informações comoo número da inscrição imobiliária de um imóvel, o nome do logradouro, número, e bairro em que o imóvel se localiza.

É possível fazer mudanças na Certidão de Imóvel?

Já com a certidão em mãos é possível realizar averbações caso na inscrição haja alguma informação incorreta. Para que estas alterações sejam realizadas é necessário comparecer a um Cartório de Registro de Imóveis. Além da comprovação da informação que será modificada, também é preciso apresentar a Certidão.

Já no caso das empresas, o número de inscrição do imóvel é referente ao cadastro realizado no município em que a propriedade se encontra, a fim de obteruma identificação(denominadadenúmero de inscriçãoimobiliária).

Após a inscrição, a pessoa tem o prazo de até 15 dias para receber a Certidão, que devem sercontatos a partir da data de recebimento da solicitação, e que deve ser retirada no mesmo local em que foi feito o pedido. A validade é de 180 dias, a contar da data de emissão.

Documentos necessários

Fizemos uma lista com os documentos necessários para pedir a Certidão de Inscrição do Imóvel. Confira:

  • Carteira de identidade e CPF(pessoafísica);
  • Contrato social com alterações, CNPJ, carteira de identidade e CPF do representante legal (pessoa jurídica);
  • Certidão atualizada do imóvel. Lembre-se que a validade de uma Certidão Atualizada de Imóvel é de 30 dias a contar da data de emissão;
  • Contrato de Compra e Venda de Imóvel ou Compromisso de Compra e Venda de Imóvel com reconhecimento de firma das partes.
  • Caso esta atividade seja realizada por terceiros é necessário apresentar os documentos das partes interessadas também.
Tags: certidao de imovelcertidão de matrículacomo obter certidão de imóvelinscrição de imóvelo que é certidão de imóvel
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Marcele Costa

Marcele Costa

Jornalista formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com pós na área de Influência Digital, Conteúdo e Estratégia (PUC-RS). Atua há mais de cinco anos na área de Comunicação, com vasta experiência em assessoria de comunicação, produção de conteúdo e marketing digital.

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Comentários 4

  1. Hans Gunter Koerner says:
    1 ano antes

    Prezados Senhores, nossa convenção do edificio Professor VilaBoim, rua Piauí, 1080 – Higienópolis – S.P. foi registrado no 2.Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil da Pessoa Jurídica da Capital S.P. sob o no. microfilme no. 2983356!!! Gostaria saber esta convenção é valida???
    Obrigado.
    Hans Gunter Koerner – Sindíco
    e-mail = hgk2605@gmail.com

  2. Marcele Costa says:
    1 ano antes

    Olá, Hans. Tudo bem? Nós não somos um cartório; somos o maior portal com informações a respeito do mundo cartorário. Que tal entrar em contato com o próprio Tabelionato? Temos uma lista com as informação necessárias, como endereço e contato.

  3. Ronaldo Romulo do Nascimento Ferreira says:
    5 meses antes

    Quero saber como faço para tira as certidões de um terreno(propriedade) que é de 4 herdeiros para vender, e se é possível fazer uma procuração pra uma unica pessoa!

  4. Marcele Costa says:
    4 meses antes

    Olá, Ronaldo. Tudo bem? Temos uma matéria sobre o assunto. Acesse e confira: https://cartorionobrasil.com.br/certidao-de-imovel/quais-as-certidoes-necessarias-para-venda-de-imovel/

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