Uma empresa precisa de diversos documentos para realizar as atividades de forma clara e ágil dentro da instituição. Dentre as principais solicitadas estão as certidões negativas de débitos, que auxiliam na comprovação de que não há pendências sobre a empresa durante a emissão da documentação, e que também contribuem para o bom desempenho da empresa no que se refere às questões que envolvem concorrência.
O que é preciso para ter as certidões em dias?
É de extrema importância para a empresa que deseja manter-se ativa dentro do ambiente corporativo, que ela esteja atenta para os procedimentos que envolvem a retirada de certidões. Além disso, a emissão dessa documentação facilita no processo que envolve o controle da situação da empresa. Esse controle ocorre porque a certidão ajuda a garantir que não há pendências no nome da corporação.
Na maior parte das vezes, as certidões negativas de débito são utilizadas em processos que envolvem ações judiciais. Além disso, as certidões também podem ser necessárias para licitações ou mesmo acordos com órgãos governamentais, como financiamentos bancários.
No caso da licitação, por exemplo, um dos critérios para participar do procedimento é a inexistência dessas pendências. Com o documento em mãos, a empresa comprova estar habilitada para participar da concorrência pública.
Há diversas certidões que podem ser solicitadas para a empresa, com diferentes funções. Pensando em ajudar você, empresário, na busca pelas certidões que são mais solicitadas dentro desse ambiente corporativo, fizemos uma lista com as principais certidões negativas de débito realizadas.
Certidões para empresas
- Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União;
- Certificado de regularidade do FGTS;
- Certidão Negativa de Débito Estadual
- Negativa de Débitos Trabalhistas;
- Certidão Negativa de Tributos Mobiliários e Imobiliários.