Após cinco anos suspenso, Alagoas realizará o 1º Concurso Público para Cartórios

Certame será realizado após decisão inédita do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Em solução inédita, o Conselho Nacional de Justiça abriu o certame para realização do Concurso de Provimento e Remoção na Atividade Notarial e de Registro do Estado de Alagoas. O Concurso tem o objetivo de preencher 200 vagas nas serventias extrajudiciais presentes em todo o Estado e que, atualmente, são administradas por funcionários interinos.

O primeiro foi anunciado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL) no ano de 2014. Após o anúncio, uma série de recursos com questionamentos a respeito do processo que envolvia o concurso realizado pelo CNJ impediu a realização do concurso por, pelo menos, três vezes.

Cinco anos depois, já em 2019, o CNJ solucionou o último impasse que impedia a realização do concurso. Na decisão, os 15 desembargadores alagoanos se declararam impedidos de presidir a Comissão do certame. O escolhido para presidir a comissão organização foi o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), Marcelo Martins Berthe.

Concurso contará com comissão paulista

Com a decisão, a coordenação fica sob a responsabilidade de comissão paulista e o presidente apresentará total autonomia para as decisões que envolvem o concurso, inclusive retomar o processo do zero e contratar nova empresa para a aplicação da prova.

Além disso, fica a cargo do TJ do estado do Alagoas a responsabilidade de custear as despesas necessárias para que a comissão trabalhe, incluindo a mão de obra técnica. Também foram aprovadas na decisão a indicação dos seguintes nomes para compor a comissão: o juiz assessor da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo (CGJ -SP), Marcelo Benacchio; a juíza da 2ª Vara de Registros Públicos de São Paulo, Renata Mota Maciel Madeira Dezem; o juiz da 1ª Vara Cível da comarca de Guarulhos, Ricardo Felício Scaff; e, como suplente, o juiz da 9ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, José Gomes Jardim Neto.

 

Com informações Anoreg/SP

Indicações de Artigos

modernizacao dos cartorios

A modernização dos cartórios Dos escribas até os cartórios, muita coisa mudou. A sociedade aumentou e a necessidade de atividades cartoriais também, somado a presença da tecnologia, os processos para adquirir documentos torna-se cada vez mais fáceis. Desde o antigo...

Leia mais
Cartorios contarao com coordenadoria no CNJ

A Corregedoria Nacional de Justiça publicou um plano de trabalho para que novos dirigentes estão no comando de estabelecimentos cartorários pelo país. A decisão, da corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, visa organizar o setor cartorário....

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite sua certidão