Em decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do presidente da Comissão de Concurso para Outorga de Delegações de Notas e Registro do Estado de Alagoas, o desembargador Marcelo Berthe, foi suspensa a divulgação dos resultados das provas do concurso para os cartórios de Alagoas.
Dentre os resultados suspensos estão a divulgação das provas do certame, o caderno de questões e também o gabarito das provas. A decisão foi publicada no Diário Oficial de Justiça no dia 12 de dezembro. A previsão anterior para a divulgação desses resultados era entre 07 e 08 de dezembro de 2019.
Impasse no Concurso de Alagoas
Assim como veiculado em notícia anterior, o primeiro concurso foi anunciado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL) no ano de 2014. Após o anúncio, uma série de recursos com questionamentos a respeito do processo que envolvia o concurso realizado pelo CNJ impediu a realização do concurso por, pelo menos, três vezes.
Cinco anos depois, já em 2019, o CNJ solucionou o último impasse que impedia a realização do concurso. Na decisão, os 15 desembargadores alagoanos se declararam impedidos de presidir a Comissão do certame. O escolhido para presidir a comissão organização foi o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), Marcelo Martins Berthe.
O CNJ afirmou que, em breve, será lançada uma nota explicando sobre os motivos da suspensão da divulgação dos resultados.