Buscar o Cartório

Atas Notariais

ata-notariais-1É um documento elaborado pelo tabelião para relatar fatos ou acontecimentos presenciados por ele. Pode servir como uma produção antecipada de prova. Por exemplo:

Atas notariais de mensagens eletrônicas (SMS), youtube ou facebook:

Mas por que uma pessoa faz uma ata notarial como as citadas acima?

  • No caso de uma mensagem recebida por SMS, por exemplo, que pode ser ofensiva e podem servir de prova em qualquer processo judicial.
  • Em relação aos vídeos do Youtube, o tabelião é solicitado para descrever o que este vídeo contempla, relatando tudo em um documento que serve como prova futura. Assim, mesmo se este vídeo for retirado da internet, a pessoa que fez esta Ata Notarial esta resguardada pois tem a prova de que o vídeo uma vez existiu.
  • Atas de postagens nas redes sociais são comuns. Perfis falsos são criados e a pessoa lesada pode fazer uma declaração de que a página em questão não é dela e solicita ao tabelião a impressão destas páginas do perfil falso ou fake. Assim ele autentica para que este conjunto de provas possa ser levado em juízo ou diretamente ao proprietário do site para que retire de circulação.
Share This